MAGIS

Programa MAGIS Brasil, como Rede Inaciana de Juventude, é um serviço da Companhia de Jesus que articula, promove e acompanha ações apostólicas com jovens. Ele oferece experiências, formação e acompanhamento para os ajudar a construir um projeto de vida cheio de esperança a serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais.

Em suas preferências apostólicas universais para a próxima década, anunciadas em fevereiro de 2019, a Companhia de Jesus assume a juventude como prioridade, comprometendo-se a “acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança” (Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus). No Brasil, de modo particular, os jovens têm recebido atenção na ação apostólica, uma vez que a Província dos Jesuítas no Brasil já havia escolhido as juventudes como uma de suas preferências, ajudando-as na construção de seu projeto de vida, como dom e serviço aos demais.

Ao escolher os jovens como preferência apostólica, a Companhia, em sintonia com o Sínodo dos Bispos de 2018, que teve como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, reconhece-os como um lugar teológico, onde Deus se revela e comunica sua Boa Nova ao mundo.

A juventude, além de “nos ajudar a compreender melhor esta mudança de época que estamos vivendo” (Pe. Arturo Sosa, SJ), é uma fase da vida especialmente importante para a tomada de decisões e a elaboração de projetos de futuro, dando sentido à sua existência. No entanto, o documento das preferências universais também nos chama a atenção para o fato de que ela enfrenta enormes desafios, como a pobreza, as múltiplas violências, a diminuição de oportunidades de trabalho, as múltiplas formas de discriminação, a degradação do meio ambiente etc. Tudo isso dificulta encontrar um sentido para vida e, até mesmo, aproximar-se de Deus. Por isso, a Companhia Universal nos convoca a todos a mostrar aos jovens o caminho que leva a Deus, caminho “que passa pela solidariedade com os seres humanos, para a construção de um mundo mais justo”.

Nesse sentido, o Programa MAGIS Brasil, uma ação apostólica em rede, busca oferecer aos jovens experiências, formação e acompanhamento em vista do serviço da fé e da promoção da justiça. Nesses anos de implementação do Programa, por iniciativa da Província dos Jesuítas do Brasil, confirmada agora pelas preferências universais, temos insistido na importância de criar e manter espaços abertos aos jovens, nos quais se propiciam o encontro com Deus, o aprofundamento da fé cristã, o compromisso solidário com a humanidade e com a Casa Comum e o discernimento vocacional.

(Fonte: https://magisbrasil.com/quem-somos)