O Centro Cultural de Brasília (CCB), fundado em 1975, é o meio concreto de atuação dos jesuítas em Brasília.
Sua missão é promover o diálogo cristão e a partilha da experiência do amor de Deus, por meio de atividades religiosas, culturais, de pesquisa e ação social, tendo em vista a solidariedade e a vida.
Seu espaço físico já serviu também como sede para a CNBB, Cáritas, Encontro de Casais, Pastoral da Juventude, etc.
Breve histórico do CCB
1960: Pe. Marcello de C. Azevedo tem a ideia de fazer um Centro Cultural em Brasília, como espaço de reflexão e diálogo (desafios culturais, políticos e sociais), quando estava no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. O Pe. Paulo Nacca, então Reitor da Universidade Católica de Goiânia, providenciou o terreno na L2 Norte, na quadra 601.
1961: Pe. J. Bertollo, primeiro Jesuíta a iniciar os trabalhos em Brasília, iniciou a Paróquia S. José Operário, na L2 Norte.
1963–1969: Diversos Padres Jesuítas passam a morar no prédio provisório da sede atual da CNBB, como o Pe. J. C. Aleixo.
1967: Inicia-se a construção do prédio atual do CCB. O Arcebispo havia destinado um módulo contíguo (Casa do Clero e Instituto Bíblico), para uma futura Paróquia Universitária, que não chegou a ser concretizada.
1969: Fica pronta a residência dos jesuítas, onde passam a morar.
1974: Inauguração oficial do CCB por Dom José Newton de A. Batista.
1980: Tentativa frustrada da vinda das Faculdades de Filosofia e Teologia dos jesuítas, para ocupar este espaço.
1981-1995: O CCB é cedido à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o funcionamento do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Cáritas Brasileira e Pastoral da Criança.
1995: Pe. Spencer Custódio e Pe. Baquero iniciam o Centro Inaciano de Espiritualidade (CIES), para difundir a espiritualidade inaciana.
1998: Chegam, transferidos do Rio de Janeiro, O Centro de Investigação e Ação Social e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (CIAS-IBRADES). O Pe. Provincial F. Ivern reúne as duas dimensões que resumem a missão da Companhia de Jesus: o serviço da fé e a promoção da justiça.
2000: Inauguração do auditório – Sala Loyola, como novo equipamento cultural de Brasília.
2003-2011: Periodo em que acontece o Curso Pré-Vestibular Loyola.
2013: Acompanhando o projeto de unificação das Províncias do Brasil da Companhia de Jesus. O CCB, sob direção do Pe. Chang Son Yu, SJ, segue com a proposta de maior comunhão entre jesuítas e leigos e uma maior colaboração com a Arquidiocese de Brasília e o seu novo Arcebispo Dom Sergio da Rocha.
Fotos do novo Centro Cultural de Brasília.